Sobre Doulas


Doula (grego): mulher que serve a outra. Em nosso contexto podemos pensar em comadre ou antigamente a aprendiz da parteira.


A doula é uma profissional especialmente treinada para dar apoio emocional, suporte físico e informações a mulher/casal no cíclo de gestação-parto-puerpério.

O papel da doula lembra as antiga comadres e madrinhas que rodeavam e cuidavam carinhosamente da mulher ao tornar-se mãe.

A atuação da doula é baseado em diversos estudos científicos portanto é apoiado pelo Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde, entre outras instituições internacionais.

Atuação da Doula
Na gravidez seu papel é esclarecer dúvidas, ajudar na preparação para o parto, pós-parto, amamentação e auxiliar na elaboração do Plano de Parto.

Durante todo o parto ela acompanha a mulher-parturiente e seus familliares presentes em casa até a hora de ir para o local do parto (hospital ou casa de parto). Ela explica os procedimentos e termos médicos, comunica os desejos da mulher para a equipe médica. Para auxiliar a parturiente aliviar o desconforto, a doula utiliza métodos naturais/não-farmacológicos como massagens, relaxamento, banhos, respiração e posições mais favoráveis para o encaixe do bebê. Ela também ajuda o pai ou outro acompanhante a participar do parto respeitando seus limites de conforto, dando dicas práticas sobre como ajudar a mulher e esclarecendo duvidas.

Após o parto a doula visita a nova família onde a mãe terá uma oportunidade de processar a experiência do parto. Ela oferece dicas e informação sobre amamentação, cuidados com o bebê, recuperação materna, como lidar com a realidade pós-parto e como identificar sinais de uma depressão pós-parto.

Benefícios da Presença da Doula



Benefícios para o Parto

Reduz:

o Duração do parto.

o Complicações em geral.

o Uso de fórceps.

o Taxa de cesáreas.

o Necessidade do hormônio ocitocina para “acelerar” o parto.

o Pedidos de anestesia e medicamentos para o alívio de dor.



Benefícios para a Mãe

Maior satisfação em relação ao parto.

Avaliação mais positiva de seu bebê.

Reduz o risco de uma Depressão Pós-parto.



Benefícios para o Bebê

Bebês têm internações mais curtas e menos admissões a berçários especiais.

Bebês amamentam com mais facilidade.



Benefícios para o Sistema de Saúde

Os custos da obstetrícia são drasticamente reduzidos.

Satisfação das mães com o atendimento personalizado que as doulas oferecem


Adaptado por Alex Doula